1º de abril – Dia da Mentira

  • 01/04/2024

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado em 1º de abril, sendo marcado pela realização de brincadeiras entre as pessoas. Acredita-se que a data surgiu na França do século XVI.

Resumo sobre o Dia da Mentira

  • O Dia da Mentira é uma data comemorativa informal celebrada no 1º de abril.
  • É marcado por brincadeiras que têm como objetivo enganar outras pessoas.
  • Os historiadores não sabem exatamente a origem desse dia, mas atribuem que ele tem relação com uma mudança de calendário na França do século XVI.
  • No Brasil, a prática do Dia da Mentira ocorreu pela primeira vez em 1828.

Qual a origem do Dia da Mentira?

Do século XVI.tem relação com uma mudança de calendário que aconteceu na França Dia da Mentira historiadores, no entanto, apontam que o surgimento do . Alguns a Antiguidade para o Dia da Mentira, uma vez que costumes como os desse dia são comuns na história humana e presentes desde Não existe uma origem certa O Dia da Mentira, tradicionalmente celebrado em 1º de abril, é marcado pela realização de brincadeiras cujo intuito é enganar outras pessoas.

Essa mudança aconteceu porque existia alguns debates na França acerca da necessidade de atualização do calendário do país. Até então, era utilizado o calendário juliano, que ficou defasado por sua imprecisão. Junto desses debates, surgiu a possibilidade de se alterar a data do Ano-Novo francês.

Isso porque era bastante tradicional que o Ano-Novo fosse celebrado na França em 25 de março, quando se inicia a primavera, e a estação é tida como de renovação de ciclo. Era comum que as celebrações se estendessem até o dia 1º de abril, mas o rei francês decidiu alterar a celebração para 1º de janeiro.

A proposta conhecida como Édito de Roussillon foi apresentada ao Parlamento pelo rei Carlos IX e foi aprovada, tendo como objetivo padronizar a celebração do Ano-Novo na França. O édito é de 1564, mas sua aplicação só se iniciou em 1567. De toda forma, essa medida desagradou a uma parte da população francesa, e muitos seguiram celebrando o Ano-Novo entre 25 de março e 1º de abril.

As pessoas que mantiveram a celebração do Ano-Novo entre o fim de março e abril passaram a ser conhecidas como poisson d’avril(tolos de abril). Muitos historiadores acreditam que, a partir dessa zombaria, foi que se estabeleceu o costume do Dia da Mentira.

Uma das formas de zombaria contra os “tolos de abril” era o costume de convidá-los para festas de Ano-Novo em 1º de abril, mas, quando eles chegavam ao local, percebiam que nenhuma festa ia acontecer e que eles haviam sido enganados.

Dia da Mentira no Brasil

Acredita-se que o costume de celebrar o Dia da Mentira se estabeleceu no Brasil a partir de 1828. Em 1º de abril desse ano, um jornal mineiro chamado A Mentira teria publicado a notícia falsa sobre a morte de d. Pedro I, então imperador do Brasil. A prática se consolidou no país e atualmente é um dia para fazer brincadeiras descontraídas entre amigos.

Mentiras famosas contadas no dia 1º de abril

Entre as mentiras mais famosas e contadas no dia 1º de abril para enganar as pessoas em brincadeiras, estão:

  • Em 1957, um programa da BBC anunciou que camponeses italianos estariam cultivando espaguete, enganando muitos espectadores que acharam ser possível cultivar espaguete.
  • Em 1977, o jornal britânico The Guardian publicou um especial sobre um país falso: as Ilhas San Serriffe.
  • Uma rede de fast food norte-americana enganou milhares de clientes ao afirmar que teria comprado o Liberty Bell, um símbolo da independência dos EUA.
  • Em 1992, um humorista norte-americano se passou por Richard Nixon em um programa de rádio, anunciando que se candidataria à presidência dos EUA. Milhares de ouvintes foram enganados.

Fontes

GURGEL, Luciana. ‘Colheita’ de macarrão e mais 9 grandes histórias de 1º de abril na mídia global, confira. Disponível em: https://mediatalks.uol.com.br/2022/04/01/veja-10-g...

REDAÇÃO. Conheça a história de 1º de abril, Dia da Mentira. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/202...


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. NAVEGA CORAÇÃO

OS ATUAIS

top2
2. Mentira

Banda Doce Mistério

top3
3. Caí Na Cilada

Banda Alma Nova

top4
4. Saudando Nossa Senhora

Baitaca

top5
5. Tô Voltando

Ana Castela

Anunciantes