COMITIVA DA AMUPLAM COBRA MELHORIAS EM ESTRADAS REGIONAIS EM PORTO ALEGRE

  • 03/04/2024

COMITIVA DA AMUPLAM COBRA MELHORIAS EM ESTRADAS REGIONAIS EM PORTO ALEGRE

Uma comitiva da Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, 02, para audiências buscando soluções e demandas regionais. Em um dos encontros, os prefeitos, prefeita, vices e secretários estiveram reunidos com o vice-governador, Gabriel Souza, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, a secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana, e com o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Camardelli, além de outros membros do Executivo estadual e assessores de parlamentares, para abordar diversos assuntos.

O principal deles foi em relação as rodovias estaduais regionais, como a busca pela recapagem da ERS-514 até Ajuricaba, melhorias na ERS-522 em Augusto Pestana e Jóia e, especialmente, a pavimentação da ERS-539, que liga a sede do município de Nova Ramada até a ERS-155.

“Quanto aos pedidos das ERSs, a secretaria de Logística e Transporte ficou incumbida de acompanhar e agilizar o processo de pavimentação do acesso a Nova Ramada. Quanto a ERS-514, há recursos já garantidos para as melhorias da parte não pavimentada da via e houve já a autorização por parte do Estado para que a empresa execute essas melhorias, especialmente nesse período de colheita e pela rodovia estar no principal polo sementeiro do Estado. Os municípios seguidamente precisam fazer o arraste das carretas que acabam ficando atoladas quando chove, então, precisamos urgente dessas melhorias. Já em relação a parte pavimentada da via, foi garantido que será analisado a possibilidade de algum recurso ser alocado para o recapeamento da via, mesma situação que acontece com o município de Jóia na ERS-522”, detalha o prefeito de Nova Ramada e presidente da Amuplam, Marcus Jair Bandeira.

Também compôs a pauta de encontros com o Governo do Estado, temas como o cálculo de ICMS para a educação e o convênio Mata Atlântica e reserva legal.

“Quanto a questão do cálculo do ICMS para a educação, foi nos repassado pelo governo gaúcho que esta é uma normativa federal, mas que pode ser mudada pelo Estado, se eles quiserem. Portanto, foi levado a proposta até a Secretaria de Planejamento, pasta que trabalha com os índices para fazer um estudo mais específico sobre o tema. Em relação aos convênios da Mata Atlântica, a pauta foi os processos legais para quando houver necessidade licenciamentos ambientais, já que quase todos os municípios da região perderam o convênio Mata Atlântica e isso tem impactado na dificuldade de licenciamentos para instalação de pivôs para irrigação ou outros investimentos na área agrícola. E como nós, pequenos municípios basicamente agrícolas, necessitamos dos investimentos dos agricultores para crescer e os produtores aumentar a produção, essa pauta se faz muito presente. Importante salientar que não queremos desmatar, mas sim, podermos usar as áreas já desmatadas para aumentar a produtividade nesses locais e, justamente, evitar mais desmatamentos”, destaca o presidente da Amuplam.

Estiveram em Porto Alegre o presidente da Amuplam e prefeito de Nova Ramada, Marcus Jair Bandeira; os prefeitos de Jóia, Adriano Marangon de Lima; Panambi, Daniel Hinnah; Ajuricaba, Ivan Chagas; Catuípe, Joelson Baroni; e Coronel Barros, Edison Arnt; a prefeita de Pejuçara, Flaviana Brandemburg Basso; os vice-prefeitos de Ijuí, Marcos Barriquelo; e de Augusto Pestana, Gilberto Zardin; a vice-prefeita de Nova Ramada, Deisi Martins; a secretária de Educação de Pejuçara, Sandra Valandro; e a técnica ambiental de Pejuçara, Rosana Donato.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. NAVEGA CORAÇÃO

OS ATUAIS

top2
2. Mentira

Banda Doce Mistério

top3
3. Caí Na Cilada

Banda Alma Nova

top4
4. Saudando Nossa Senhora

Baitaca

top5
5. Tô Voltando

Ana Castela

Anunciantes