Sinal verde para recursos para a agricultura familiar

  • 11/06/2024

Sinal verde para recursos para a agricultura familiar

Nesta segunda-feira, 10 de junho, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS acompanhada pelo deputado estadual Elton Weber e a Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar – Coohaf. realizou reunião com a Casa Civil e a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária. O encontro teve como foco principal a solicitação de recursos para habitação rural, a discussão sobre anistia de dívidas dos agricultores familiares atingidos pelas enchentes e também o auxílio emergencial através do Pix do governo do estado.


A Fetag-RS e a Coohaf levaram à mesa de negociações a necessidade urgente de recursos para a construção de moradias rurais. As entidades propuseram um montante de R$ 25 mil por unidade habitacional, destinado ao custeio da mão-de-obra para a construção das casas. Neste primeiro momento, a Coohaf está organizando a construção de 300 casas no meio rural com o auxílio de recursos do Governo Federal. O valor solicitado ao Estado é fundamental para garantir que as famílias rurais tenham acesso a habitações dignas e adequadas, promovendo a melhoria das condições de vida no campo.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes de milho 2024/2025, as sementes do milho safrinha 2023/2024 e as sementes do forrageira, visto que os agricultores plantaram e não terão colheita em sua safra. A anistia pleiteada pela Fetag-RS representa economia de cerca de R$ 38milhões para a agricultura familiar.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que esteve na reunião, reforça a necessidade urgente de respostas aos pedidos realizados. “Esperamos que os pleitos apresentados sejam atendidos com a devida urgência, dada a importância dos recursos para a construção de habitações e a relevância da anistia de dívidas para a sustentabilidade econômica da agricultura familiar tão castigada pelas enchentes” reforça o dirigente.

A Casa Civil e a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária estarão dialogando com o governo do estado para apresentar as respostas aos pedidos nos próximos dias.

FONTE: Fetag/RS

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. NAVEGA CORAÇÃO

OS ATUAIS

top2
2. Mentira

Banda Doce Mistério

top3
3. Caí Na Cilada

Banda Alma Nova

top4
4. Saudando Nossa Senhora

Baitaca

top5
5. Tô Voltando

Ana Castela

Anunciantes