cover
Tocando Agora:

Cresol Raiz evidencia impacto social de projeto de acesso à água potável durante a COP30

Cop30

Cresol Raiz evidencia impacto social de projeto de acesso à água potável durante a COP30
Cresol Raiz evidencia impacto social de projeto de acesso à água potável durante a COP30 (Foto: Reprodução)

Cresol Raiz evidencia impacto social de projeto de acesso à água potável durante a COP30

Iniciativa SIGA já beneficiou mais de 4 mil pessoas e demonstra o papel estratégico do cooperativismo no desenvolvimento sustentável das comunidades

A Cresol Raiz marcou presença no centro de debates globais sobre sustentabilidade ao participar, na última quinta-feira (13), de um dos painéis da COP30, em Belém, no Pará. Representada por sua diretora executiva, Claudiane Piovesan, a cooperativa apresentou o projeto Cresol SIGA, iniciativa de financiamento social voltada ao acesso à água potável, saneamento e infraestrutura de uso hídrico e que já transformou a vida de mais de 4 mil pessoas em diferentes regiões do país.

O painel integrou a programação oficial sobre desenvolvimento de comunidades resilientes, destacando iniciativas brasileiras com impacto direto na adaptação às mudanças climáticas.

A força do cooperativismo no acesso à água

O Cresol SIGA é um projeto desenvolvido pela Cresol Sicoper em parceria com a ONG norte-americana Water.org, e financiou até agora cerca de 2 mil operações voltadas ao saneamento básico, reaproveitamento de água da chuva, caixas d’água, reformas sanitárias e outras soluções essenciais para famílias urbanas e rurais.

Durante sua participação, Claudiane apresentou o caso de um cooperado de Iraí (RS), produtor de hortifruti, que ampliou a produção ao financiar uma caixa d’água para captação de chuva, crescendo de 400 para 2 mil pés de alface por ano.

“Esse é apenas um dos muitos exemplos de como o acesso à água transforma realidades. O projeto SIGA melhora a produtividade, protege as famílias contra a escassez hídrica e fortalece a economia local. Mostrar isso na COP30 é reafirmar que o cooperativismo tem um papel decisivo na construção de um futuro mais sustentável”, destacou Claudiane.

A diretora reforçou ainda que o SIGA traduz o propósito maior da Cresol:

“Nosso compromisso é financiar desenvolvimento, promover qualidade de vida e gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos. A água é um bem essencial e iniciativas como essa mostram como podemos transformar vidas de forma concreta.”

Cresol leva experiências de impacto positivo para a COP30

Além do SIGA, a Cresol apresentou, no espaço da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), uma série de iniciativas selecionadas por seu potencial de impacto socioambiental. Entre elas:

● Incentivo a boas práticas ambientais na cadeia de bubalinos;

● Criação de abelhas nativas em Santa Rosa de Lima (SC);

● Valorização da cultura quilombola e artesanato em licuri, na comunidade Vargem do Sal (BA);

● Projeto de transição agroecológica Brasil–Uruguai;

● Programa de reciclagem Tampinhas Solidárias.

A seleção para compor a programação oficial representa um reconhecimento ao trabalho da Cresol em educação ambiental, inclusão produtiva, economia circular e fomento sustentável.

Parceria que fortalece a resiliência hídrica

A colaboração entre Cresol Sicoper e Water.org, iniciada em 2022, ampliou o acesso de famílias a linhas de crédito específicas para infraestrutura de água e saneamento. Entre os itens financiáveis, estão:

● filtros e sistemas de melhoria da qualidade da água;

● captação e reaproveitamento de água da chuva;

● preservação de nascentes;

● instalação de caixas d’água, pias e banheiros;

● ligação a redes de abastecimento e coleta de esgoto.

A iniciativa coloca o cooperativismo como agente direto de segurança hídrica, promoção de saúde e enfrentamento das mudanças climáticas nas comunidades onde atua.

FONTE: CresoRaiz


Comentários (0)

Fale Conosco