Sicredi incentiva sucessão no campo com apoio à formação técnica de jovens
Sicredi
Sicredi incentiva sucessão no campo com apoio à formação técnica de jovens
Cooperativa destina recursos para filhos de associados realizarem estudos na Casa Familiar Rural (CFR) de Catuípe.
Nesta semana, os estudantes da Casa Familiar Rural (CFR) de Catuípe realizaram as apresentações de seus projetos de conclusão de curso. Com o apoio do Sicredi, a instituição de ensino forma jovens da região para atuarem no meio rural com conhecimento técnico e visão empreendedora.
Ao longo de três anos, combinando aprendizado prático e teórico, os estudantes desenvolvem projetos para serem aplicados em suas propriedades, entre eles: criação de gado de corte, produção de ovos, de frutas e outras iniciativas que agregam valor à agricultura familiar. Além das técnicas de manejo, os jovens são preparados para gestão e análise de viabilidade econômica, incluindo cálculo de custos, prazos e lucratividade para as propriedades rurais.
O objetivo das Casas Familiares Rurais é promover a sucessão familiar e melhorar a qualidade de vida dos agricultores, garantindo que as novas gerações permaneçam no campo com oportunidades de crescimento. Por meio do apoio financeiro do Sicredi, filhos de associados podem realizar seus estudos e contribuir para o fortalecimento do agronegócio e da economia local.
“Esses três anos na Casa Familiar Rural teve grande importância na minha vida, me tornou mais forte. A vontade de permanecer na propriedade vem também desse período na escola, tenho vontade de ajudar a melhorar a atividade da minha propriedade. Eu levo muito aprendizado das matérias de agrária e veterinária, que vão ajudar muito no dia a dia”, afirma Pedro Dolovitsch, produtor rural de 18 anos, natural de Ajuricaba.
"Apoiar a Casa Familiar Rural é investir no futuro do nosso agronegócio e da nossa região. Quando damos condições para que os jovens estudem e se preparem, estamos garantindo a sucessão familiar nas propriedades, estimulando a inovação e fortalecendo a economia local. Cada projeto desenvolvido por esses estudantes representa mais renda, mais oportunidades e mais desenvolvimento para todos. O Sicredi acredita que, ao apoiar iniciativas como essa, estamos construindo um ciclo sustentável de crescimento que beneficia nossos associados e toda a comunidade”, destaca o diretor Executivo da Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle.
FONTE:Fabiana do Prado Sánchez
Analista de Comunicação e Marketing
Comentários (0)