Chuva transforma ruas em rios, morros em cachoeiras e causa alagamentos em SC
Noticias
Os efeitos do ciclone extratropical já são sentidos em Santa Catarina, nesta terça-feira (9). Por volta das 6h30min, a Defesa Civil fez um alerta de tempo severo para os municípios de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José, com risco de chuva forte, algamentos e enxurradas.
Florianópolis com vários pontos de alagamento
Na Capital, há alagamentos na região central e continental. A Curva das Bandeiras tem cerca de meio metro de alagamento, conforme a prefeitura.
A rua de acesso ao Morro da Cruz, na região central da cidade, virou uma “cachoeira”, com boeiros vertendo e água escorrendo morro abaixo.
Situação em São José
São José tem vários pontos de alagamentos. No bairro Campinas, a Av. Josué di Bernardi com a Rua Irmãos Vieira está abaixo de água, assim como a Av. Presidente Nereu Ramos.
A região do viaduto Calegari, que dá acesso ao bairro Areias, também tem alagamento, conforme a prefeitura.
De acordo com a Guarda Municipal, o túnel do shopping Itaguaçu, no acesso a Rua Koesa está completamente bloqueado devido ao alto volume de água.
Situação em Biguaçu
Em Biguaçu, na BR 101, no Km 186 sentido Norte, a faixa da direita está interditada devido ao excesso de acúmulo de água. A concessionaria Arteris, responsável pela rodovia, realiza a sinalização. Não há registro de formação de filas neste momento.
Aulas suspensas
O Governo do Estado suspendeu as aulas na rede estadual de ensino, assim como mais de 70 prefeituras, que cancelaram as atividades no ensino infantil e fundamental. Universidades como a UFSC, IFSC e Udesc também cancelaram as aulas presenciais.
O que esperar das próximas horas
Nas próximas horas, a formação de ciclone extratropical sobre o RS segue mantendo a condição para chuva persistente e por vezes intensa, associada à circulação marítima ao longo de todo Litoral, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas.
No interior do Estado, há condições para temporais isolados, que começa pelo Grande Oeste e avançam para as demais regiões posteriormente, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas.
Os ventos do quadrante Nordeste também se intensificam ao longo do dia na costa com rajadas entre 55 e 75 km/h, oferecendo risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas.
FONTE: NSC TOTAL
Comentários (0)